Eu Sou

A minha foto
Telemóveis - 911 977 487 mariaraqueltavares@gmail.com

A Lua


Tal como o Sol ilumina o dia, a Lua ilumina a noite. Juntos formam uma classe especial de corpos celestes: os Luminares.

O Sol é activo e dominante, a Lua é receptiva e reflectora. A contrário do Sol, a Lua não é sempre igual. A sua forma e luminosidade variam ao longo de um ciclo de 28 dias. A Lua simboliza, assim, tudo o que é ciclico; os ritmos naturais e biológicos.
Na Mitologia está associada à Ártemis ou Diana, a caçadora virgem dos bosques, lembrando-nos que devemos ser sempre e, antes de mais nada, caçadores de nós mesmos.

Dá-nos indicação sobre a experiência emocional da infância. Descreve as reacções infantis, o ambiente necessário para alimentar a criança psiquica, emocional e fisicamente, bem como as caracteristicas que manifesta com maior naturalidade. As mensagens desses primeiros anos determinam os condicionamentos emocionais, que nos ficam gravados no inconsciente.
A Lua é como a mãe de todos nós. Está associada à memória, ao passado e à mãe e é regente do signo do Caranguejo. Ela mostra como nos sentimos bem, como nos protegemos e cuidamos dos outros. Tem um principio feminino e revela a capacidade de nutrir e ser nutrido, tanto fisica como psiquica. Representa também toda a "herança" familiar de condicionamentos biológicos que recebemos através da mãe.

Representa a nossa vida emocional, o instinto e a autopreservação; a ilusão da forma, o inconsciente. Faz ressaltar o estado da Alma.
Contribui para um comportamento natural e instintivo na personalidade.
O signo onde a Lua se encontra, mostra como nos sentimos (emocionalmente) mais confortáveis e seguros.
Este luminar também designado por planeta, está associado às nossas carências

Na órbita da Terra, simboliza a receptividade, a sensibilidade ao exterior e funciona como um "amortecedor" das experiências físicas. Indica os mecanismos de defesa, hábitos, acomodações e instintos.

Nos elementos, revela que tipo de inseguranças existem em cada um de nós.
Em Fogo, as inseguranças têm como centro a identidade e a expressão pessoal;
Em Terra, é na área da realização concreta e prática que se manifestam as inseguranças;
Em Ar, expressam-se através de uma conceptualização do instinto e dos sentimentos;
Em Água, as inseguranças estão enraizadas no sentir

Existe um processo de aprendizagem associado à Lua: começamos por ser inconscientes e instintivos e, aos poucos, percebemos as inseguranças e começamos a refazer o padrão de comportamento.

Assim, a Lua dá-nos indicações sobre o que nos deixa inseguros, mas também sobre o que nos protege e alimenta.
De forma poética (e também astrológica) está relacionada ao mundo mágico dos sonhos, da fantasia e do romance, mas também não podemos esquecer o lado mais sombrio, representada pelo inconsciente e suas memórias.

Sem comentários: