Eu Sou

A minha foto
Telemóveis - 911 977 487 mariaraqueltavares@gmail.com

Um Feliz 2008

Ano de Marte

Marte era o deus romano da guerra, equivalente ao deus grego Ares. Filho de Juno e de Júpiter, era considerado o deus da guerra sangrenta, ao contrário de sua irmã Minerva, que representava a guerra justa e diplomática, mais intelectual do que manual. Minerva havia nascido da cabeça de Júpiter. Os dois irmãos viviam às turras e tiveram uma rixa, que acabou culminando numa batalha perto das muralhas da cidade de Tróia.
Cada um dos irmãos se defendeu com seu exército e Marte, protetor dos troianos, acabou derrotado. Talvez isso nos indique que a guerra baseada somente na ação sem a razão é fadada ao insucesso. Porém Marte, apesar de bárbaro e cruel, impetuoso e agressivo em suas batalhas, se apaixonou por Vênus com a qual formou um par romântico.

Com ela teve um filho, Cupido e teve uma filha mortal, Harmonia, numa relação adúltera com a esposa do deus Vulcano (Deus do ferro e dos vulcões).

Ele aparece como uma estrela vermelha no céu e por essa razão os romanos lhe atribuíram o nome do Deus da Guerra, Marte e isso não é por acaso: em astrologia ele tem analogia com o fogo, com o ferro (que quando enferruja se torna vermelho e que é responsável pelos glóbulos vermelhos do sangue). Seus princípios são a atividade, a energia, a força e o movimento. Ele representa o homem guerreiro, o conquistador, o desbravador, o pioneiro, o homem de ação e de guerra.

De facto, foi a descoberta do fogo que permitiu que a humanidade evoluísse acima dos animais. Usando positivamente a energia do fogo nos tornamos criadores. Recriamos nosso mundo por meio da ação e podemos tomar as rédeas de nosso destino, especialmente se usarmos essa energia à maneira de Minerva, ou seja, de forma racional!

O fogo é fascinante, tanto em seu sentido material quanto no sentido emocional. Ao observar a beleza das instáveis e fascinantes labaredas que ardem podemos compreender essa maravilhosa energia criadora que nos dá a vida.
Mas se podemos aproveitar a energia e o calor do fogo numa lareira para nos aquecermos ou num fogão para prepararmos as refeições, também podemos perder o controle deste fogo, o que provocaria a destruição.

Em 2008 o aquecimento global, iá ser discutido com maior intensidade, mesmo porque o risco de incêndios devastadores aumentará muito.

E quem nunca queimou sob o fogo de uma paixão?
É esse fogo que provoca a libido e o impulso sexual necessário para a geração da vida. Porém, por paixão se mata, por paixão podem ser tomadas atitudes violentas e destruidoras.
Marte trará para nós uma energia muito poderosa, que poderá ser usada tanto para o bem como para o mal.

A energia de Marte ao afetar nosso corpo estimula as glândulas supra-renais e essas produzem adrenalina, que exacerbam nossos instintos de defesa, tornando-nos agressivos.

Então podemo-nos tornar mais irritados, violentos e muitos danos contra os outros e contra nós próprios podem aparecer, quando a adrenalina em excesso nos faz reagir de forma descontrolada. Lutas e guerras, pelo poder far-se-ão sentir.

Ano quente, este, hein?!...

Estamos a viver uma transição planetária, muito importante.
Mas se soubermos usar toda esta energia de forma positiva, não ficaremos descontrolados e não reagiremos com violência e agressividade às contrariedades e frustrações.
Podemos sim crescer em Amor, por nós e pelos outros, e direccionar as nossas acções para iniciar projectos.
Ao canalizar o excesso de energia marciana de forma positiva, aprenderemos a utilizar a nossa força interior, revigorando corpo e mente.

Ainda podemos canalizar Marte despertando uma libido saudável, uma energia sexual fogosa e quente, actividade indispensável à nossa saúde.
Marte rege a cabeça e a testa, o sistema muscular e viril, os órgãos sexuais externos masculinos, e o impulso sexual - a libido - em ambos os sexos. A sua acção positiva ajuda na regeneração do organismo, dá vitalidade e força física, e regenera os glóbulos vermelhos. Assim, esta pode ser uma energia saudável se for bem canalizada e bem compreendida.

Também psicologicamente, dá-nos a coragem de romper com velhos padrões, e a libertarmo-nos de prisões, ao empurrar-nos para a conquista de novos objectivos de vida, novas metas e torna-nos activos e participantes.

No entanto, temos que ter cuidado, para não exagerar no impulso, pois toda a ação gera uma reação de igual intensidade e o fogo que geramos, descontrolado, pode vir a destruir-nos.

Vamos equilibrar a energia marciana com Sabedoria!

Sem comentários: