Eu Sou

A minha foto
Telemóveis - 911 977 487 mariaraqueltavares@gmail.com

Flor de Lótus

Lótus é o símbolo da expressão espiritual, do sagrado, do puro. A lenda budista relata-nos um acto de expansão espiritual que todo o ser humano pode alcançar se utilizar as energias criadoras, que combinadas, misturem as suas diferenças, para que alcancem a Unidade!


"Certo dia, à margem de um tranquilo lago, encontraram-se quatro irmãos: o Fogo, O Ar, a Água e a Terra.

- Quanto tempo sem nos vermos - disse o fogo, cheio de entusiasmo, como é de sua natureza.
 - É verdade - disse o Ar. É um destino bem curioso o nosso. à custa de tanto nos prestarmos para construir formas e mais forma, tornamo-nos escravos de nossa obra e perdemos nossa liberdade.
- Não te queixes - disse a Água, pois estamos a obedecer à Lei, e é um Divino Prazer servir a Criação. Por outro lado, não perdemos a nossa liberdade - tu corres de um lado para o outro, à tua vontade; o irmão fogo entra e sai por toda a parte servido a vida e a morte. Eu faço o mesmo.
- Em todo o caso, sou eu quem deveria queixar-se, disse a Terra - pois estou sempre imóvel e mesmo sem minha vontade, dou voltas, sem descansar no mesmo espaço.

Não intristeceis minha felicidade ao ver-vos - tornou a dizer o Fogo - com discussões supérfulas. É melhor festejarmos estes momentos em que nos encontramos fora da forma.

Cada um contou o que havia feito durante a sua longa ausência, as maravilhas que tinham construído e destruído; cada um se orgulhou de haver prestado para que a vida se manifestasse através de formas sempre mais belas e mais perfeitas. No meio de tão grande alegria, existia uma nuvem: o Homem. Como ele era ingrato!

Haviam-no construído com seus mais perfeitos e puros materiais, e o homem abusava deles, perdendo-os. Tiveram desejo de retirar sua cooperação e privá-lo de realizar suas experiências no plano físico, porém, a nuvem dissipou-se e a alegria voltou a reinar entre os quatro irmãos.
Aproximando-se o momento de se separarem, pensaram em deixar uma recordação que perdurasse através das idades a felicidade de seu encontro.

Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, mas também servisse de símbolo e exemplo para o homem.

Por fim, reflectindo-se no lago, os quatro disseram:
- E se construíssemos uma planta cujas raízes estivessem no fundo do lago, a haste na água e as folhas e flores fora dela?
A ideia pareceu digna da experiência.

-Eu porei as melhores forças de minhas entranhas, disse a Terra. - e alimentarei suas raízes.
-Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a Água - e farei crescer sua haste.
-Eu porei minhas melhores brisas - disse o Ar - e tonificarei a planta.
-Eu porei todo o meu calor - disse o Fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores.

Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores. O Sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha. 
Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus, brilhava no lago, com sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e da perfeição humana."

(Conto Budista)

Sem comentários: